sexta-feira, 12 de dezembro de 2008


















Com a criação, em 2007, da Biblioteca Comunitária e Popular Júlio Castro, na Rua Vitória, 680, no bairro Onze de Abril em Alvorada
– espaço sócio-educativo articulado pelo ativista social Artigas José Osores, -
as comunidades dos bairros Onze de Abril, Salomé e Umbu têm uma “janela” para protagonizar a construção de um estado cidadão.
O espaço de leitura e pesquisa situado no bairro Onze de Abril disponibiliza para a comunidade, um acervo literário focado na formação de sujeitos capazes de contextualizarem seus cotidianos de lutas sociais.
No acervo da biblioteca encontra-se uma obra catalogada contando a História de Ocupação da região: o complexo habitacional popular Onze de Abril e Umbu – as primeiras ocupações habitacionais da América Latina.
Jornais e livros retratando as lutas sociais dos anos sessenta (60) e setenta (70), nas ditaduras do Brasil, Uruguai e outros países da América Latina.
Outras obras da literatura brasileira, também compõem os instrumentos de reflexão apresentado pela Biblioteca Comunitária e Popular Júlio Castro, cujo nome é uma homenagem ao Maestro, Pedagogo e Jornalista Uruguaio Júlio Castro, desaparecido político durante a ditadura militar naquele país.
Mas não param por aí as “janelas” para outro mundo possível, a Biblioteca Comunitária Júlio Castro está interagindo nas comunidades do Onze de Abril, Salomé e Umbu, desafiando a comunidade a participar de “Rodas de Leituras” –
contação de histórias, e de Oficinas de Criação com o Griô em Comunicação Social, Direitos Humanos e Cidadania João Prudêncio da ONG MOVIMENTAÇÃO. Os projetos da biblioteca incluem um Tele-Centro, Oficinas de Artes –
música, teatro, dança artesanato, oficina de xadrez, oficina de desenho livre, hip-hop cujos objetivos são promover a inclusão cidadã, com foco na criança e no adolescente que se encontra em situação de vulnerabilidade social.
Para Artigas articulador da biblioteca, a visita do Cônsul Uruguaio na comunidade do Onze de Abril em Alvorada, resgata um sonho de intercâmbio cultural entre as comunidades periféricas do Brasil com seus pares no Uruguai.
No dia 16 de Dezembro, às 11h, uma comissão da Biblioteca Comunitária Júlio Castro e da ONG Movimentação estarão em entrevista no Consulado do Uruguai, em Porto Alegre, onde apresentarão seus projetos, expondo suas demandas para agendar a visita (ainda nesse mês de Dezembro) do Cônsul Uruguaio – Pablo Scheiner na biblioteca e na região do Onze de Abril e Umbu em Alvorada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário