segunda-feira, 5 de janeiro de 2009











CAROS AMIGOS(AS):Em 2009, como em 2008 queremos contar com a parceria de todos vocês, para continuarmos promovendo transformação da realidade, para as pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social.Segue RELAESE de algumas das ações sócio-educativas da nossa Caravana da Restauração Social, realizadas em 2008.RELAESE:ATIVIDADES SÓCIO-EDUCATIVAS DA ONG MOVIMENTAÇÃO EM 2009 VÃO REFORÇAR UMA HISTÓRIA DE 40 ANOS DE LUTAS SOCIAIS. O balanço social da ONG MOVIMENTAÇÃO em 2008 constata a união de vários atores sociais, que se uniram para consolidar a entidade. Ações nos movimentos sociais que tiveram início na década de sessenta (60) no Rio grande do Sul e no Rio de Janeiro, onde cada protagonista traz para o cenário de ações sócio-educativas da ONG, a sua trajetória de lutas nos movimentos sociais. Nos idos de 1968 surgiram às primeiras iniciativas de ativistas sociais, que ao longo de 40 anos foram "tecendo uma teia", que hoje compõe a Caravana da Restauração Social da ONG MOVIMENTAÇÃO.




CARAVANA DA RESTAURAÇÃO SOCIAL: Ações sócio-educativas na periferia Professores, jornalistas, artistas plásticos, músicos, atores, artesãos, animadores culturais, ativistas comunitários e agentes sociais da economia popular solidária formam a Caravana da Restauração Social da ONG MOVIMENTAÇÃO, que vem mudando a fisionomia das comunidades periféricas. O movimento começou em 1968 no Rio Grande do Sul e se consolidou na década de setenta (70) no Rio de Janeiro e retornou ao Rio Grande do Sul em 1997 com as Oficinas de Criação na Casa de Cultura Mário Quintana em Porto Alegre. Após compartilhar as Oficinas de Criação nos Cursos de Extensão de comunicação social da UNISINOS, UFRGS e PUC/RS, editando a Revista MOVIMENTAÇÃO através dos laboratórios de jornalismo dessas universidades, o então Núcleo de Comunicação se constitui na ONG MOVIMENTAÇÃO em 2007, passando a compartilhar ações sócio-educativas nas escolas públicas da periferia. As ações sociais da ONG em Alvorada estão focadas no Parque Residencial Umbu - (uma das comunidades com o maior índice de vulnerabilidade social), os bairros Onze de Abril e Salomé com atividades lúdicas na escola Municipal Normélio Pereira de Barcellos, nas escolas Estaduais Mário Quintana e Campos Verdes. O trabalho da ONG está pautado na "Restauração Social", buscando a transformação da situação de vulnerabilidade social das comunidades periféricas. Dentre as atividades de promoção de cidadania, estão: Ação Griô do Ministério da Cultura com as oficinas de comunicação e arte; ativismo comunitário organizando debates e encaminhando ações afirmativas para garantir políticas públicas de proteção da criança e geração de trabalho e renda.



NATAL COMUNITÁRIO CONTEXTUALIZA O PAPAI NOEL TRADICIONAL
A ONG MOVIMENTAÇÃO
realizou dia 20 de dezembro, o Natal Comunitário, na Comunidade de Parque Residencial Umbu, em Alvorada, com ações compartilhadas com a Escola Municipal Normélio Pereira de Barcellos, Biblioteca Comunitária e Popular Júlio Castro, Grupo Jovem da ONG MOVIMENTAÇÃO, Projeto Dançando na Periferia, Ponto de Cultura De Olho Na Cultura, SMED, SAMSUNG SOLIDÁRIA, SOUL, COOHRREIOS, CONCOR, NAÇÃO PERIFÉRICA, 24ª BATALHÃO DA BRIGADA MILITAR DE ALVORADA, CARAVANA DA RESTAURAÇÃO SOCIAL, PROJETO PALHAÇO NA PEREIFERIA, PRÊMIO CULTURA VIVA E MINISTÉRIO DA CULTURA. Nas atividades sócio-educativas da ONG MOVIMENTAÇÃO, a Caravana da Restauração Social, que sempre priorizou o trabalho de contestação, no Natal Comunitário fez uma ação contextualizando o Papai Noel tradicional, trazendo para o centro da discussão a estética periférica do Natal – mostrando um "Papai Noel Urbano" contracenando com o Palhaço na Periferia. O Almoço Comunitário foi outro ato inovador para resgatar o conceito de companheirismo, que anda tão esquecido nos dias de hoje. As brincadeiras do "Papai Noel Urbano" com o Palhaço na Periferia revelou a originalidade das crianças no seu cotidiano, lidando com seus valores de lutas sociais, buscando espaços de construção de cidadania.



ONG MOVIMENTAÇÃO REPRESENTADA NA 11ª CONFERÊNCIA NACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS (11ª CNDH), DE 15 A 18/12/2008, EM BRASÍLIA. O Conselho Curador da ONG MOVIMENTAÇÃO, encaminhou representação da sua organização para a 11ª Conferência Nacional dos Direitos Humanos (11ª CNDH), de 15 a 18 de dezembro de 2008, no Centro de Convenções Tancredo Neves em Brasília. O senhor Selmar Severo, diretor da ONG, viajou na manhã do dia 15/12, para a Capital Federal representando a ONG MOVIMENTAÇÃO e outras instituições de Porto Alegre, compartilhadas com a entidade.A 11ª Conferência Nacional dos Direitos Humanos (11ª CNDH) ocorre em um ano marcado por amplo debate na área dos direitos humanos no Brasil, em razão do aniversário dos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e 20 de nossa Constituição Federal. Com o lema "Democracia, Desenvolvimento e Direitos Humanos: Superando as Desigualdades", a 11ª CNDH tem como objetivo principal a revisão e atualização do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH), num processo pautado pela interação democrática entre o governo e a sociedade civil. Para o Conselho Curador da ONG MOVIMENTAÇÃO, esse é um debate que todas as organizações da sociedade civil organizada terão que priorizar nas suas pautas de discussões: "Nossa instituição dialoga vinte e quatro horas por dia, acerca dos Direitos Humanos, desenvolvendo ações de construção de cidadania", afirma.



A ONG MOVIMENTAÇÃO PARTICIPA DE ENCONTRO DO PRÊMIO CULTURA VIVA, DE 13 A 16/11/08 EM BRASÍLIA Com projetos formatados na bagagem, que tratam da CARAVANA DA RESTAURAÇÃO SOCIAL, incluindo os projetos: Palhaço na Periferia; Oficinas de Criação – Ações sócio-educativas desenvolvidas através de oficinas de comunicação e arte; Dançando na Periferia – Dança de Rua; Jornal Mural – Comunicação Comunitária; Biblioteca Comunitária Popular Júlio Castro e o Projeto Casa do Povo – Espaço de Construção de Identidade na Comunidade do Parque Residencial Umbu em Alvorada/RS, a ONG MOVIMENTAÇÃO embarca para Brasília dia 13/11, para integrar a programação "TEIA", no encontro nacional promovido pelo Ministério da Cultura. Na história da ONG MOVIMENTAÇÃO está agregada a trajetória de 40 anos de experiência dos remanescentes dos movimentos sociais dos anos 60 no estado, que migraram para o Rio de Janeiro e criaram em 1974, o Núcleo de Comunicação MOVIMENTAÇÃO. A partir de 1997, o Núcleo veio para Porto Alegre e promoveu as Oficinas de Criação na Casa de Cultura Mário Quintana, ARI, MARGS, Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa, PUC/RS, UNISINOS e na UFRGS para se consolidar na ONG MOVIVENTAÇÃO em abril de 2007. Para o Conselho Curador da entidade, o fato de a ONG MOVIMENTAÇÃO participar desse encontro de Formação para Agentes Culturais, em Brasília, a convite do Ministério da Cultura, reforça o trabalho que vem desenvolvendo junto às comunidades periféricas de Alvorada.



ATIVIDADES DO DIA DA CRIANÇA (10, 11 E 12 DE OUTUBRO DE 2008) A ONG MOVIMENTAÇÃO realiza atividades do DIA DA CRIANÇA. Uma série de Atividades Sócio-educativas para as crianças da Comunidade do Parque Residencial Umbu em Alvorada/RS: Dia 10 de Outubro (sexta-feira) = Atividades lúdicas com brincadeiras e arte, na Escola Municipal Normélio Pereira de Barcellos, a partir das 9:00h, – Rua 12 de Julho 540, Parque Residencial Umbu, Alvorada/RS. Dia 11 de outubro (sábado) = Atividades de Arte integrada nas Oficinas de Desenho, Música, Grafitti e Dança de Rua, na Escola Municipal Normélio Pereira de Barcellos, a partir das 14:00h, - Rua 12 de Julho 540. Dia 12 de Outubro (domingo) = CARAVANA DA RESTAURAÇÃO SOCIAL: Ação integrada com os Grupos Culturais atuantes na comunidade do Umbu - Projeto Nação Periférica, Ponto de Cultura De Olho Na Cultura, Programa Quartel Legal e PROERD do 24ª BPM de Alvorada, Projeto Palhaço na Periferia, Projeto Biblioteca Popular Comunitária Júlio Castro, Grupo CPF O TEMPO E O VENTO e Projeto Dança de Rua - Dançando na Periferia. As atividades do DIA 12 iniciam-se às 10 horas com apresentação dos grupos culturais na Escola Normélio. Às 14:00h saída da Escola Normélio da Caravana da Restauração Social, para levar as crianças para visitar a Casa de Cultura Mário Quintana em Porto Alegre - ação acompanhada pelo Palhaço na Periferia - Mágico Dudu. Às 18 horas, retorno da Caravana Cultural à Escola Normélio em Alvorada.



21 ANOS DE RESISTÊNCIA DO UMBU (12-07-1987/12-07-2008)Atividades sócio-educativas: Dia 12 de Julho, na Rua 12 de Julho. Os 21 Anos de Resistência da Comunidade do Parque Residencial Umbu, compõe um conjunto de ações sócio-educativas alicerçada pela ONG MOVIMENTAÇÃO que está resgatando a dignidade do povo do Umbu através da contextualização da "História Oficial". Com um trabalho de pesquisa com entrevistas envolvendo a comunidade a partir da sua oralidade, a ONG MOVIMENTAÇÃO está registrando a (História Real) dos verdadeiros protagonistas da luta de ocupação do Parque Residencial Umbu. Um povo aguerrido que vem resistindo bravamente aos processos de "desocupações", e do abandono do poder público. São 21 anos resistência em busca do (Estado de Direito). A luta de um povo para quebrar os estereótipos de uma sociedade perversa, que sempre atribuiu aos moradores do Umbu a maldita imagem de associação à violência. Uma sociedade hipócrita, que deposita sua ignorância e seu lixo nas comunidades periféricas. Os 21 Anos de Resistência do Umbu é a prova do Quilombo Contemporâneo - a legitimidade do Quilombo Urbano reeditando a Saga de Palmares, e rediscutindo a barbárie do Século VIII, dos senhores de Casa Grande e Senzala, e que ainda está em vigor no Século XXI, e na cultura do coronelismo de Alvorada




Um comentário:

  1. tenho vontade de ser voluntaria. como fasso?

    ResponderExcluir